- Bruno Ferreira
- Posts
- Você está limitando seu sucesso
Você está limitando seu sucesso
E aí, pessoal!
Hoje eu vim bater um papo com você sobre uma coisa extremamente importante para melhorar a sua estratégia de marketing de conteúdo: diversificação de formatos!
Eu sei que é muito tentador focar só naquele formato que você domina, e se você prefere assim, tá tudo bem. Mas diversificar entre diversos formatos pode fazer uma diferença absurda! Deixa eu te mostrar o porquê.
Por que diversificar?
Alcançar tipos de públicos diferentes
Cada pessoa tem um hábito de consumo de conteúdo diferente. Algumas preferem vídeos, outras texto, outras email, outras carrosseis, outras áudio, etc. Criar conteúdo em diferentes formatos vai te ajudar a atingir todos esses tipos de consumidor.
Aumentar seu engajamento
Diferentes formatos de conteúdo captam atenção de forma diferente. Um vídeo tende a ser muito mais compartilhado nas mídias sociais do que um carrossel, enquanto esse carrossel tem uma chance maior de ser salvo, por exemplo.
Melhorar o SEO
Usar formatos diferentes de conteúdo vai ajudar seu ranking no google. Pois quanto mais conteúdo relacionado a um determinado tópico você tiver vinculado a sua marca, mais fácil será das pessoas acharem você quando estiverem pesquisando sobre algo da sua área.
Como diversificar:
Email
Como estou fazendo aqui, uma Newsletter sempre deverá fazer parte do seu acervo, independente da sua área. A newsletter vai servir de base para boa parte do seu ecossistema de conteúdo.
Vídeos
Você pode usar a newsletter de base para um roteiro de vídeos, e além de ter apenas texto, terá você presente na tela, falando e interagindo com as pessoas do outro lado.
Carrossel
O carrossel normalmente será uma versão resumida da sua newsletter, tende a funcionar muito bem pois é um formato um pouco mais longo no qual você pode adicionar muita informação de valor, o que gera salvamentos e faz com que o algoritmo das mídias sociais queira te divulgar.
Threads
As threads são basicamente o seu carrossel, porém, sem imagens para auxiliar no storytelling, na maioria das vezes.
Tweets
Os tweets normalmente são usados para chamar atenção de forma rápida, então foque em uma mensagem rápida com intuito de gerar comentários e visualizações, normalmente esse formato pode ser um pouco mais polêmico e intrigante.
Podcasts
Bom, como falei, as pessoas também gostam de ouvir conteúdo, então uma outra ótima opção é essa, uma conversa entre profissionais da área, ou até mesmo apenas você falando sobre um tópico específico.
Exemplos de marcas que mandam bem nisso:
Hubspot: Usa blogs, e-books, vídeos, webinars, e mais uma porrada de formatos para educar e gerar leads.
Nubank: A roxinha é muito conhecida pelos vídeos que posta, posts de blog, e interação nas redes sociais (até mesmo tretas, recentemente).
Coca-Cola: A Coca combina campanhas absurdamente narrativas, posts nas mídias sociais, blogs, vídeos, tudo isso para engajar com o público e se manter presente na vida das pessoas.
Bom, a diversificação de conteúdo não só é uma boa jogada, como é vital para se manter relevante, engajar com o público de formas diferentes e rodear seu público com a sua presença por todos os lados.
Sugiro que você teste outros formatos e outras redes sociais, e veja a diferença que isso fará no longo prazo.
Espero que esse email de hoje tenha sido útil para vocês, apesar de um pouco mais tarde… Se tiverem alguma dúvida ou precisarem de ajuda, só responder o email.
Até amanhã,
Bruno Ferreira
Reply